sábado, 14 de maio de 2011

Porque se vê primeiro o relâmpago e depois se ouve o trovão?

Os relâmpagos são descargas eléctricas originadas em nuvens de tempestade e atingem a terra numa fracção de segundo. Uma descarga eléctrica pode aquecer o ar a temperaturas muito elevadas. Esta temperatura extrema provoca uma expansão do ar, originando ondas de choque que ouvimos como grandes estrondos, os chamados trovões.

Imagina que te encontras a três quilómetros de uma tempestade. Uma vez que a luz se desloca a uma velocidade de 300 mil quilómetros por segundo, um relâmpago que caia a três quilómetros chega quase de imediato aos nossos olhos.

No entanto, o mesmo já não se passa com o som do trovão. A velocidade do som é de 300 metros por segundo. O som demora cerca de três segundos para percorrer um quilómetro, o que significa que demora nove segundos a percorrer os três quilómetros que distanciam a tempestade dos nossos ouvidos.

O trovão pode ser usado para calcular a distância a que caiu o relâmpago. Quando vires o clarão começa a contar os segundos até escutares o trovão. Divide o número de segundos por três e tens a distância aproximada do relâmpago em quilómetros. Quando vires o clarão e não escutares o trovão, o relâmpago provavelmente está a uma distância superior a 20 quilómetros.

Quando uma tempestade se encontra longe, primeiro avistamos o relâmpago e só alguns segundos depois ouvimos o som do trovão. No entanto, quando uma tempestade se encontra muito perto, podemos observar quase ao mesmo tempo o clarão e o som do relâmpago.

Só ouvimos o som do trovão depois de termos avistado o relâmpago, porque o som espalha-se através do ar a uma velocidade muito mais pequena que luz, chegando desta forma mais tarde aos nossos ouvidos.

1 comentário: