sábado, 14 de maio de 2011

O que é a internet?

Com a evolução dos computadores surgiram situações em que era útil estes estarem ligados entre si, de modo a trocarem informações. Em primeiro lugar os computadores foram ligados em redes locais. Mais tarde surgiram as redes remotas, que permitiram a ligação entre computadores de diferentes locais. Foi assim que a Internet surgiu como uma realidade para o público em geral. O Governo, a indústria e o meio académico têm vindo a reunir esforços para a evolução e utilização da Internet, pois é a maior e mais complexa difusora de informação.

A Internet é o conjunto de diversas redes de computadores que se comunicam através de protocolos. Assim, como a sociedade tem regras sociais de comunicação, também os computadores precisam de algumas regras para trocar informações.

Na Internet, cada computador tem um número único (IP), assim como cada casa tem um endereço único. Se imaginasses o teu computador como um prédio de apartamentos com um dado número (IP), o teu programa de Internet e o teu programa de correio electrónico seriam apartamentos distintos desse prédio, cada qual com um número.

Todos os computadores que entendem esta linguagem são capazes de trocar informações entre si. Se, por exemplo, quiseres falar com alguém da China pagando apenas uma chamada local, podes faze-lo em tua casa ligando o teu computador e uma máquina da tua cidade que, por sua vez, vai estar ligada a uma máquina noutro país e assim por adiante, traçando uma rota até chegar ao destino pretendido.

Estas máquinas, chamadas servidores, têm uma grande potência e um elevado poder de processamento. Os servidores são controlados por universidades, empresas e órgãos do Governo.

O principal serviço da internet é o World Wide Web, ou seja, a parte multimédia da rede. É aqui que podes ler jornais electrónicos, fazer compras virtuais ou consultar bancos de dados. Outro serviço muito útil é o correio electrónico, que envia mensagens, postais e documentos para qualquer parte do Mundo rapidamente, dependendo do tráfego.

Como em todas as comunidades, a Internet possui clubes e grupos de discussão que reúnem pessoas com interesses semelhantes, nos quais trocam informações, conversam, conhecem novas pessoas e se divertem.
Assim, podemos definir a Internet como um sistema de informação global, que funciona através de protocolos e que, fornece, utiliza ou torna acessível tanto a nível público como privado, variados serviços. Constitui um importante meio de distribuição de informação útil para a colaboração e para a interacção entre todas as pessoas, independentemente das suas localizações geográficas.

Sem comentários:

Enviar um comentário