sábado, 14 de maio de 2011

Porque é que se formam gotas de água?

A água existe na natureza em três estados: sólido, líquido e gasoso. A cada um corresponde um nível de energia diferente. Nos três estados, as moléculas de água estão em contínua agitação. A diferença de estados resulta da rapidez com que estas moléculas se movem.

Assim, nos gases, as moléculas agitam-se livremente; nos líquidos, a coesão entre estas é maior e a agitação menos acentuada; nos sólidos, as ligações entre as moléculas são tão fortes que a agitação é muito menor.

Uma torneira que goteja mostra bem como as moléculas de água se ligam entre si no estado líquido. À medida que a água vai saindo lentamente da torneira forma gotas, que pelo seu peso acabam por se soltar criando imediatamente uma pequena esfera de água. Esta gota em queda é esférica, porque as moléculas da superfície da gota são atraídas pelas moléculas que se encontram no interior.

Esta atracção, exercida pelas moléculas de água laterais e interiores sobre as moléculas da superfície, é uma propriedade dos líquidos chamada tensão superficial, que permite que a água se comporte como uma película elástica.

Podes observar a tensão superficial em muitas outras situações. Colocando cuidadosamente uma pequena agulha sobre a superfície da água, podes observar que apesar de a agulha ser muito mais densa que a água, pode permanecer sobre a película superficial sem afundar no líquido. Certos insectos, como os alfaiates, aproveitam esta propriedade da água, conseguindo andar em cima dela sem se afundarem.

Uma vez que as moléculas da água são muito coesas entre si e se atraem mutuamente, levam em muitas situações è formação de gotas que apresentam uma característica forma esférica devido à tensão superficial, ou seja, devido à atracção das moléculas da superfície da gota pelas que se encontram no seu interior.

1 comentário:

  1. a cor da fonte não é muito propicia à leitura hehehe, porém excelente material

    ResponderEliminar