sábado, 14 de maio de 2011

Porque é que nos equilibramos a andar de bicicleta?

A bicicleta é um velocípede com duas rodas iguais, sendo a traseira a responsável pelo seu movimento. Os pedais são os principais componentes da transmissão do movimento a este veículo. Ao empurrar alternadamente os pedais provocamos a rotação de uma corrente de transmissão, a qual imprime movimento à roda traseira.

Em 1861 descobriu-se que, uma bicicleta de duas rodas seria sempre estável caso se movimentasse a uma velocidade suficiente. O equilíbrio da bicicleta depende da velocidade a que ela se desloca. Por exemplo se amarrarmos uma pedra a uma corda e a fizermos girar muito depressa, ela acaba por ficar a rodar praticamente na horizontal. Este efeito deve-se a duas forças: a força de aceleração na direcção do movimento e a força centrífuga que atira a pedra para longe do centro. Por outro lado, se tentarmos mudar de repente a direcção do movimento sentimos uma força que nos contraria.

É este princípio que explica a o equilíbrio na bicicleta. À semelhança da pedra, as rodas giram a uma velocidade tal que a força centrífuga exercida sobre elas contraria as forças que nos fariam desequilibrar. Por essa razão, quanto mais rápido pedalarmos mais equilíbrio temos.

Sem comentários:

Enviar um comentário