sábado, 14 de maio de 2011

O que é a electricidade?

A electricidade é um fenómeno natural e, os fenómenos eléctricos que ocorrem na natureza são intocáveis. A electricidade resulta da existência de cargas eléctricas nos átomos (partículas) que constituem a matéria.

Os átomos são constituídos por um núcleo onde existem protões e neutrões e à volta do qual giram electrões. Os neutrões são partículas neutras e, por isso, sem carga; os electrões são partículas com carga eléctrica negativa; e os protões são partículas com carga eléctrica positiva. Os átomos em estabilidade possuem o mesmo número de electrões e protões e como as cargas negativas compensam as positivas são electricamente neutros.

Podemos quebrar a estabilidade dos átomos se, por exemplo, aplicarmos um potencial eléctrico a uma lanterna, usando uma pilha. Neste caso, vamos exercer uma “força” sobre os electrões, alguns dos quais, vão-se soltar dos átomos a que pertencem, passando a chamar-se de electrões livres.

À circulação destes electrões entre a pilha e a lâmpada dá-se o nome de corrente eléctrica, que por definição não é mais do que o fluxo ordenado de electrões entre dois pontos e numa determinada direcção.

A corrente eléctrica pode ser controlada. Por exemplo, se abrires um pouco a torneira, começa a sair um fio de água e, à medida que a abres mais, a quantidade de água aumenta. Deste modo, estás a modificar a resistência da torneira à passagem da água. Na electricidade acontece o mesmo: uma lâmpada com muita potência, tem uma menor resistência à corrente o que a torna mais luminosa.

Agora já sabes que a electricidade é a energia libertada pelo deslocamento dos electrões de um átomo para o outro, o que origina uma reacção em cadeia que abrange todos os átomos constituintes de um dado material.

Sem comentários:

Enviar um comentário