A bicicleta é um velocípede com duas rodas iguais, sendo a traseira a responsável pelo seu movimento. Os pedais são os principais componentes da transmissão do movimento a este veículo. Ao empurrar alternadamente os pedais provocamos a rotação de uma corrente de transmissão, a qual imprime movimento à roda traseira.
Em 1861 descobriu-se que, uma bicicleta de duas rodas seria sempre estável caso se movimentasse a uma velocidade suficiente. O equilíbrio da bicicleta depende da velocidade a que ela se desloca. Por exemplo se amarrarmos uma pedra a uma corda e a fizermos girar muito depressa, ela acaba por ficar a rodar praticamente na horizontal. Este efeito deve-se a duas forças: a força de aceleração na direcção do movimento e a força centrífuga que atira a pedra para longe do centro. Por outro lado, se tentarmos mudar de repente a direcção do movimento sentimos uma força que nos contraria.
É este princípio que explica a o equilíbrio na bicicleta. À semelhança da pedra, as rodas giram a uma velocidade tal que a força centrífuga exercida sobre elas contraria as forças que nos fariam desequilibrar. Por essa razão, quanto mais rápido pedalarmos mais equilíbrio temos.
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