quinta-feira, 7 de abril de 2011

Principais actividades


Vamos lá fazer uma revisão sobre as Principais Actividades
Produtivas Nacionais

É importante saber que todas as actividades são importantes e é através do trabalho, físico ou intelectual de todos que se produz a riqueza do país. No nosso país, os portugueses trabalham em várias actividades: agricultura, silvicultura, pecuária, pesca, indústria, comércio e serviços.

Agricultura - A Agricultura é a actividade que ocupa uma grande parte dos portugueses que vivem no meio rural, embora também grande parte se dedique à plantação, exploração e cuidados florestais (Silvicultura). 


Silvicultura - A Silvicultura é a área que cuida da manutenção, aproveitamento e uso racional das florestas. A floresta é uma fonte de riquezas para o homem: fornece madeira, resina, celulose, cortiça, frutos, bagas, é abrigo de caça, protege o solo da erosão, acumula substâncias orgânicas, favorece a piscicultura, cria postos de trabalho, fornece materiais para exportação, melhora a qualidade de vida.


Pecuária - A Pecuária é a arte ou o conjunto de processos técnicos usados na produção de animais com objectivos económicos, feita no campo. A pecuária trata-se na verdade de aperfeiçoamento dos caçadores que já existiam.


 


Pesca - Pesca é uma das actividades que emprega uma parte importante da população portuguesa.



 
Indústria - A indústria é a actividade que transforma as matérias-primas noutros produtos. Esses produtos são feitos em fábricas.   Para aumentar a riqueza nacional, é necessário o desenvolvimento da indústria porque é um dos factores mais importantes.


v  Indústrias de conservas - Nas fábricas transformam a carne e o peixe em vários tipos de conserva.
v  Indústria têxtil - Nas fábricas podem-se utilizar, várias matérias-primas como por exemplo lã, a seda, o algodão, o linho e as fibras artificiais. Na indústria têxtil, á vários tipos de tecidos variados.  

v  Indústria de calçados - Para os sapatos serem feitos é preciso borrachas e pele de animais. Vendem sapatos, botas e sapatilhas...

v  Indústria de cortiça - A cortiça também serve para fazer as jantes dos motores dos automóveis, sapatos, acessórios e rolhas.

Comércio - A actividade comercial é uma actividade económica muito antiga em todas as regiões do mundo, pois em todo o lado sempre se trocaram produtos. Ao longo do tempo tem-se desenvolvido muito o comércio externo.
É nos grandes centros que existe uma maior concentração desta actividade. Hoje, nas grandes cidades, encontramos uma variedade de produtos, quase de todos os pontos do globo, nos centros comercias, nas ruas de comércio, nos supermercados e nos hipermercados.

Serviços - A prestação de serviços é uma actividade onde, em geral, o comprador não obtém a posse exclusiva da coisa adquirida. Diz-se que os fornecedores de serviços formam o sector terciário de uma economia.

É importante não esqueceram que:
v  Os principais produtos agrícolas portugueses são: o vinho, o azeite, os frutos e os cereais.
v  Principais produtos da floresta portuguesa são: a madeira, a resina e a cortiça.
v  Principais produtos ligados à pecuária são: a produção de carne, os ovos e o leite.
v  Principais produtos da indústria portuguesa são: os têxteis, o calçado, a pasta de papel, as conservas e os derivados de cortiça.

Sem comentários:

Enviar um comentário